Serra de São Fransico


Dica de campo: Serra de São Francisco

A Serra de São Francisco constitui uma elevação topográfica no Planalto Atlântico, abrange a área Sul dos municípios de Votorantim e Sorocaba (coordenadas: 23o 36’00’’ S, 47o 23’00’’ O). Seu relevo é sustentado pelo Maciço Granítico São Francisco, estima-se que seja um granito Neoproterozóico (cerca de 560 milhões de anos) compõe um corpo alongado intrusivo nos metassedimentos do grupo São Roque. Em sua paisagem encontram-se extensos lajeados e campos de matacões. É um dos corpos graníticos com o mais elevado grau de radioatividade natural do estado de São Paulo, tanto por sua exposição frequente dos lajeados, com fraturas, quanto pela composição mineralógica do mesmo.

Preponderam na região rochas cristalinas do embasamento, conjuntamente ao ambiente desenvolve-se a linha de queda Apalachiana, tal como definido por Aziz Ab’Saber. Fator recorrente por se apresentar no limite com áreas baixas da Depressão Periférica, possui um relevo suave e colinoso, no qual há um domínio de rochas da Bacia do Paraná. As elevações máximas da Serra de São Francisco chegam a 1035m de altitude, na porção Leste, junto as nascentes do Rio Pirajibú e torna-se progressivamente mais baixa na direção de Salto de Pirapora, a oeste, onde as altitudes situam-se em torno de 800m. Nessa extensão territorial se encontra a nascente do Rio Sorocaba, constituída pelo flúmen Sorocabuçu e Sorocamirim. A barragem de Itupararanga foi construída no canyon do Rio Sorocaba.

Grande parte da Serra de São Francisco encontra-se no âmbito da Área de Proteção Ambiental (APA) da Represa de Itupararanga. Devido a sustentação de relevo por rochas graníticas, dominam litosolos e lajeados, onde não há vegetação exuberante, exceto em reflorestamentos localizados de eucaliptos. No flanco norte, ao pé da serra há intensa atividade de mineração.

Diante da vista para os contrafortes da Serra de São Francisco, a partir das partes altas dos municípios de Votorantim e Sorocaba, a serra mostra-se majestosa, destacando-se também a grande tubulação da adutora de tomada d'água do aqueduto da Barragem de Itupararanga para a geração de energia elétrica junto à fábrica de cimento de Santa Helena, do Grupo Votorantim. Uma vista espetacular da Serra de São Francisco também pode ser tomada, a partir do Mirante da Chilena, no alto da Serra de Araçoiaba ou Morro Ipanema.

Em relação aos pontos mais elevados da serra, se situa a Capela da Penha, reconstruída em 1724 por Timóteo de Oliveira. É um ponto turístico da região e anualmente tem sido realizada romaria de Votorantim até o local. Próximo à Capela da Penha, cerca de um quilômetro a sul, encontra-se a nascente do Rio Cubatão, este possui grande importância para abastecimento de água em Votorantim.  Na Represa de Itupararanga há atividades de esportes náuticos, pesca e camping. Nos últimos anos tem-se notado um incremento de ciclistas em visita à serra.

Imagem 1: Ponto da Serra de São Francisco onde é possível avistar parte da Represa de Itupararanga. Fonte: RODRIGUES, A. (2017).



Imagem 2: Capela da Penha, ponto turístico da serra, no ambiente é possível observar alguns afloramentos. Fonte: RODRIGUES, A. (2017).


Imagem 3: Representação de uma porção do solo característica por litossolo (família de solos rasos, rochosos colocado imediatamente sobre a rocha, não apresentando, portanto, horizontes pedológicos diferenciados), contém grande proporção de fragmentos de rocha-mãe, assim podendo apresentar certa meteorização. Fonte: RODRIGUES, A. (2017).





          Discente:  Amanda Rodrigues Leite. 





Comentários